8 dicas para dirigir nos Estados Unidos

8 dicas para dirigir nos Estados Unidos

Dirigir nos Estados Unidos pode parecer assustador da primeira vez, quando pensamos em mil problemas que podem acontecer e como seria resolvê-los. Enfim, comigo foi assim, até que resolvi alugar um carro em Miami – deu tudo certo. Depois, aluguei novamente um carro, só que dessa vez em Orlando. E sempre deu tudo certo. Portanto, aqui vão 8 importantes dicas, baseadas na minha experiência em dirigir nos Estados Unidos. Então, boa viagem e… Pé na tábua! (dentro dos limites de velocidade, claro).

01. Bom, obviamente o primeiro passo será alugar um carro para dirigir nos Estados Unidos, certo? Então, para isso, existem muitas locadoras com guichês próprios nos aeroportos, onde você poderá escolher entre vários tipos de carros, variando, por exemplo, entre econômico, compacto, médio, standard, full size, luxo, SUV, conversível e minivan para 7, 8, 12 ou até 15 passageiros (o preço também varia dependendo do modelo escolhido). O pagamento será pelo seu cartão de crédito internacional, então nunca se esqueça de debloqueá-lo quando sair do Brasil, ok? Outro detalhe: escolha o seguro completo, pois não vai sair tão mais caro assim e evita possíveis dores de cabeça. Quando solicitado, apresente sua carteira de habilitação brasileira, mas se tiver a PID (carteira internacional de habilitação), melhor ainda. Ah, e sempre alugue um GPS (ou leve o seu), pois ele é imprescindível por lá, já que sempre há muitas rodovias que ligam bairros, ruas e avenidas.

(Foto: licença Wikimedia Commons)

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02. Nos EUA, os carros são todos automáticos, pelo menos a grande maioria. Como sempre tive carro manual no Brasil, me lembro de ter ficado meio inseguro na primeira vez. Mas, no fim das contas, não doeu nada e hoje acho até mais fácil dirigir carro automático, aliás, muito mais fácil. Só aprenda o seguinte (quanto ao câmbio do carro): deixe em P (= parking)quando estacionar o carro (e para desligá-lo); D (= drive) para dirigir normalmente, sem se preocupar em trocar marchas; R (= reverse) para engatar a ré; e N (= neutral) para deixar em ponto morto com o carro ligado, sem ativar a trava (quando parar em placa pare, pedágio ou em semáforo, por exemplo). Fácil, né? E se acostuma rapidinho.

(Foto: licença Wikimedia Commons)

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03. Pedestre em primeiro lugar! Diferente de muitos lugares onde o pedestre parece ser uma ofensa ao motorista, lá é muito pelo contrário. O pedestre começou a atravessar a rua, os motoristas já param e esperam o mesmo atravessar até o outro lado. Portanto, repito: pedestre em primeiro lugar! E lembre-se: faixa de pedestre, em inglês, é crossing. Mantenha o mesmo respeito quando passar em frente à alguma escola ou ao lado de um ônibus escolar.

(Foto: licença Wikimedia Commons)

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04. Como você faz no Brasil quando chega em uma placa Pare? Dá uma leve freada ou, às vezes, uma buzinada e já continua seu caminho, certo? Pois lá, placa Pare significa literalmente Pare. Ou melhor, Stop. Você tem que parar o carro totalmente, olhar para os lados e aí sim continuar seu trajeto. Caso contrário, corre fortemente o risco de ser multado. Só mais um detalhe: quando tiver parado em um cruzamento e houver outras placas Pare também para outros carros vindo em outros cruzamentos (à sua frente, à sua esquerda, à sua direita…), atravessa quem chega primeiro. Portanto, se atente a isso e espere a sua vez.

(Foto: licença Wikimedia Commons)

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05. Uma coisa totalmente diferente para nós e que deve ser sempre lembrada quando você for dirigir nos Estados Unidos é que mesmo com o sinal vermelho, quem está na faixa da direita pode virar para a direita, desde que pare antes e veja se não há pedestres para atravessar por ali ou carros que poderão atravessar e chocar-se contra o seu. Portanto, sinal verde para virar à direita no sinal vermelho, desde que não tenha a placa No Turn on Red (que significa Não Vire no Vermelho) ou alguma placa gráfica dizendo o mesmo, ok?

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06. Miguézinho não funciona por lá, não. Limite de velocidade é algo levado a sério nos Estados Unidos. Portanto, sempre respeite as placas onde estiver escrito Speed Limit, que significa Limite de Velocidade. Lá, tudo é marcado em milha e não em quilômetros (incluindo as placas nas cidades e nas estradas, seu carro e seu GPS alugado por lá). Se quiser por curiosidade saber em quilômetros qual o limite de velocidade dos locais por onde trafega ou quantos quilômetros faltam para chegar ao destino pretendido, é só multiplicar uma milha por 1,6 quilômetros, essa é a correspondência. Mais uma dica aqui: não é porque você não está vendo o carro da polícia, que não há nada pelas imediações. Nos EUA, muitos policiais ficam bem escondidos à espera de motoristas infratores e aparecem do nada assim que avistam algo errado. Na pior das hipóteses, caso seja parado por um policial, mantenha a calma e não desça do carro, a não ser que o policial peça, pois ele virá até você.

(Foto: licença Wikimedia Commons)

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07. Pedágio em inglês é toll, portanto, sempre quando ler alguma placa de rodovia com a inscrição Toll, saiba que é uma estrada pedagiada. Se não tiver o Sem Parar deles, você terá que pagar o pedágio, parando em uma cabine manual como as que têm no Brasil, geralmente chamada de Change Receipts (que significa Recebimento de Troco), onde tem um funcionário que te dá troco. Ou, se você tiver a quantia exata do valor a ser pago em moedas, pode ir na cabine chamada Exact Coins (que significa Moedas Exatas) e depositar suas moedinhas no lugar indicado.  Eu já me compliquei em um pedágio com uma nota de US$ 100, pois eles não gostam muito de notas altas, portanto, aprendi: sempre ter moedas ou notas baixas comigo quando for passar em um pedágio.

(Foto: licença Wikimedia Commons)

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08. Quando for abastecer, geralmente você mesmo fará isso. Fácil: é só estacionar o carro ao lado da bomba escolhida (assim como aqui, elas são identificadas por númeração), entrar na conveniência ou ir ao caixa que tiver ali e pagar a quantia exata que colocará de combustível no carro. Aí, é só pedir para liberar o número da bomba (em inglês: pump) e ir você mesmo abastecer. Dica 1: pare seu carro do lado do tanque perto da bomba já para facilitar, pois às vezes a bomba não chega do lado do tanque do veículo. Dica 2: escolha a gasolina Regular 87 (que significa: octanagem de 87, que é bastante comum na Flórida, mas pode estar nomeada de outra forma também), é sempre a mais barata. Dica 3: nos EUA, o combustível é medido por galão e não por litro e um galão corresponde a 3,6 litros.

(Foto: licença Wikimedia Commons)

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Ah, só pra não perder o costume, mais algumas dicas (mas não eram 8?): 1. constantemente, você verá no chão a inscrição Merge, que significa que a pista onde você está se fundirá com outra; 2. outra placa bastante comum é a One Way com uma setinha indicando direita ou esquerda, o que significa que há apenas uma direção a ser seguida naquele caminho; 3. nos EUA, você pode ultrapassar pela esquerda ou pela direita, tanto faz, isso não é infração por lá; 4. para dirigir nos Estados Unidos, ajuda muito ter noções de norte, sul, leste e oeste, pois eles organizam muito bem os mapas com essas referências – N (north) = norte, S (south) = sul, E (east) = leste e W (west) = oeste; 5. por fim, quando for estacionar o carro, procure por lugares onde possa de fato estacionar (para não ser multado) ou pela inscrição parking, que significa estacionamento.

Pronto! Caso algo não tenha ficado tão claro, é só perguntar que respondo com o maior prazer.