Colonização ucraniana e cachoeiras gigantes em Prudentópolis (PR)

Colonização ucraniana e cachoeiras gigantes em Prudentópolis (PR)

Descendentes de poloneses, alemães, italianos e, principalmente, ucranianos compõem uma grande parcela da população de cerca de 50 mil habitantes da cidade paranaense de Prudentópolis. O município, que fica a cerca de 200 quilômetros de Curitiba, ganhou esse nome como homenagem ao primeiro presidente civil brasileiro, Prudente de Morais. Por ali, o folclore, a cultura, o artesanato, as danças e a culinária revelam os traços da colonização ucraniana na região (atualmente, os ucranianos representam 70% da população local).

O município de Prudentópolis também é conhecido pelas cachoeiras gigantes. São mais de 100 delas, sendo dezenas catalogadas e abertas à visitação pelos turistas. Os rios São João, dos Patos e Ivaí formam as grandes cachoeiras da cidade. Tantas quedas d’água assim em uma única região se explica pelo relevo acidentado somado à grande quantidade de rios.

Além do rapel, atividades como rafting, cascading, trekking e tirolesa também são bastante exploradas em Prudentópolis. Estando lá, vale a pena se informar ainda sobre os morros, cânions e piscinas naturais existentes na região – valem ser visitados (e fotografados).

Não se esqueça de levar  nos passeios: – água; – frutas; – repelente; – protetor solar; – roupas leves e tênis ou botas (não vá de sandálias, chinelos ou sapatos com saltos).

Programe-se! Em agosto, tem a Festa do Feijão na cidade, já que Prudentópolis é o maior produtor de feijão preto do país.

* para mais informações sobre esse destino, acesse: Prudentópolis

** para programar a sua hospedagem na cidade, acesse: Mayná Palace Hotel / Hotel Burack / Ózera Hotel FazendaElite Palace Hotel /  Ninho do Corvo