Gokyo, Nepal: um lago azul-turquesa e uma aldeia nas nuvens

Gokyo, Nepal: um lago azul-turquesa e uma aldeia nas nuvens

Amantes do trekking e da escalada, já podem preparar seu próximo destino de aventura: é Gokyo, no Nepal. A encantadora vila oferece um quintal privilegiadíssimo para a pequena população que a habita: um lago paradisíaco, altíssimas montanhas, geleiras e um céu azul de dar inveja às nossas grandes cidades poluídas.

Mais que encontrar um tão incrível lago azul-turquesa entre picos nevados e nuvens, é encontrar uma aldeia em suas margens, em 4.750 metros acima do nível do mar. De quebra, do alto de Gokyo, ainda se tem uma vista privilegiada do famoso Monte Everest (Foto: Ivan Borisov)

Mais que encontrar um tão incrível lago azul-turquesa entre picos nevados e nuvens, é encontrar uma aldeia em suas margens, em 4.750 metros acima do nível do mar. De quebra, do alto de Gokyo, ainda se tem uma vista privilegiada do famoso Monte Everest
(Foto: Ivan Borisov)

Os seis lagos presentes na colina formam um sistema de água doce (o mais alto do mundo), dos quais o Lago Thonak é o maior de todos. Como um local sagrado, tem um grande significado religioso para os hindus e budistas. De fato, muitos peregrinos chegam em agosto para tomar banho no lago maior. (Foto: Akuna Matata)

Os seis lagos presentes na colina formam um sistema de água doce (o mais alto do mundo), dos quais o Lago Thonak é o maior de todos. Como um local sagrado, tem um grande significado religioso para os hindus e budistas. De fato, muitos peregrinos chegam em agosto para tomar banho no lago maior.
(Foto: Akuna Matata)

Enquanto o tranquilo lago leva o nome de Gokyo, a estrondosa montanha localizada no Himalaia, Nepal, é chamada de Gokyo Ri. No final das contas, se você disser apenas Gokyo, eles entenderão de qualquer forma. Essa trilha é uma das mais populares por lá entre os profissionais do trekking.

A vila não costuma ser habitada durante o inverno, pois é muito gelada e isolada (Foto: Kimmiq)

A vila não costuma ser habitada durante o inverno, pois é muito gelada e isolada
(Foto: Kimmiq)

No verão, o vilarejo de Gokyo ganha vida com animais de pasto, junto com os escaladores e caminhantes que procuram o cume do Monte Gokyo Ri (Foto: Mahatma4711)

No verão, o vilarejo de Gokyo ganha vida com animais de pasto, junto com os escaladores e caminhantes que procuram o cume do Monte Gokyo Ri
(Foto: Mahatma4711)

A jornada para se chegar a Gokyo começa e termina em Katmandu, capital do Nepal; a Cordilheira do Himalaia, que é onde fica o vilarejo, é a mais alta cadeia montanhosa do mundo (Foto: Akuna Matata)

A jornada para se chegar a Gokyo começa e termina em Katmandu, capital do Nepal; a Cordilheira do Himalaia, que é onde fica o vilarejo, é a mais alta cadeia montanhosa do mundo
(Foto: Akuna Matata)

* para mais informações sobre trekking no Himalaia, acesse: Visit Nepal

** texto produzido e publicado originalmente em espanhol no 101 Lugares Increíbles