Puerto Varas: design alemão na estadia chilena
A cidade de Puerto Varas, que faz parte da Região dos Lagos da Patagônia Chilena, concentra muitos hotéis com estilo de fachada alemã, herança da colonização germânica que dominou o entorno. Dentre as diversas opções de hospedagem no município, se destaca o Gran Colonos del Sur, um cinco estrelas que encanta o visitante logo na entrada com uma exposição permanente do artista plástico chileno Matías Vergara Delorenzo, que conta a história das colonizações indígena e alemã na cidade por meio de esculturas trabalhadas em cerâmica. O hotel, que foi construído em 1991, integra a rede Hoteles Colonos del Sur. Dentre , o hotel conta com um business center (com acesso direto ao estacionamento) e um spa, além do conceituado Balandra, restaurante que leva o nome de uma das primeiras embarcações que chegaram na cidade, no século 19, e que tem uma interessante carta de vinhos.
Já o Cabaña del Lago, hotel sustentável inaugurado em 1980 com confortáveis cabanas como opções de hospedagem, dispõe de 157 quartos, todos com vista para o lago de água doce. Famílias maiores podem alugar um dos apartamentos do hotel para até seis pessoas, com café da manhã incluso. Duas crianças até 10 anos não pagam a estadia. Além da piscina e da sauna, também incluídas na diária, o hotel conta com um business center, além de serviços de spa e de aluguel de bicicleta.
* para mais informações sobre os hotéis, acesse: Gran Colonos del Sur / Cabaña del Lago
** parte desse texto foi publicada na revista Brasil Travel News, já que participei do fam tour realizado pela Sky Airline em parceria com a rede NOI Hotels. Em Santiago, nos hospedamos no NOI Vitacura, e na Patagônia Chilena, ficamos nos hotéis Cabaña del Lago, Gran Colonos del Sur e NOI Índigo Patagônia.