Cesky Krumlov: a cidade medieval da República Tcheca
Qual é a primeira cidade que vem na sua cabeça quando se fala em República Tcheca? A resposta foi Praga, certo? Pois saiba que a capital dos tchecos tem uma companheira quando o assunto é turismo naquele país: Cesky Krumlov, pequeno (pouco mais de 15 mil habitantes) e pomposo município na região da Bohemia, a 190 quilômetros da badalada Praga (quase três horas de carro), no sul da República Tcheca. As fachadas renascentistas de casas pitorescas são os traços arquitetônicos predominantes da cidade medieval que já era citada em documentos desde o ano de 1.253.
Segundo município mais visitado do país, Cesky Krumlov foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, em 1.992. A cidade tem muitas construções com pinturas de rosas datadas da época em que foi sede da poderosa família Rozemberg (entre 1.300 e 1.600) que, traduzindo, significa montanha de rosas. Pelas vielas e charmosas ruas da região central, encontram-se a bela igreja de São Vitor e um castelo construído no século 13 que até hoje é guardado por ursos, como antigamente. Além de poder conhecer um museu no interior da construção, o visitante ainda tem a oportunidade de ter uma vista inspiradora do alto do castelo.
A cidade que se orgulha de expôr a todos seus lindos cenários ultra preservados da época renascentista também concentra muitos museus, galerias e lojas de arte. A cultura local se manifesta durante várias épocas do ano, com consagrados eventos como alguns concertos de música clássica, além da tradicional Festa da Rosa de Cinco Pétalas (que acontece sempre em junho), do Festival Internacional de Música e do Festival das Artes Barrocas.
Muitos bares, restaurantes e lojas locais também chamam a atenção dos visitantes em Cesky Krumlov. Já para os praticantes de esportes, qualquer época tem seus atrativos, já que durante o verão atividades como rafting, além passeios de caiaques e bóias são oferecidos no rio que passa pela cidade, e no inverno funcionam estações de esqui pela região. Em qualquer época, se pode caminhar por trilhas, cavalgar e pedalar pelas imediações.
Se o Leste Europeu está nos seus próximos planos de viagem, vale incluir essa fascinante cidadezinha no roteiro e, por alguns momentos, voltar no tempo em que o bonito era viver de forma simples e tranquila.
* para mais informações sobre esse destino, acesse: Ceksy Krumlov / República Tcheca