Conheça Banff, o Canadá das belas paisagens

Conheça Banff, o Canadá das belas paisagens

Águas termais quentinhas em uma charmosa cidade com muita qualidade de vida e cercada por belas montanhas. Assim é Banff, município localizado na província de Alberta, a aproximadamente 135 quilômetros de Calgary, no Canadá. E tudo começou exatamente no outono de 1.833, quando três trabalhadores que faziam uma estrada por ali descobriram uma trilha. Curiosos, resolveram explorá-la até que se depararam com fontes de águas termais e paisagens encantadoras. Assim surgiu o município e, cerca de 50 anos depois, o Parque Nacional de Banff, que tem uma extensão de mais de 6 mil quilômetros quadrados e que foi o primeiro parque nacional em território canadense.

Hoje, a pequena cidade concentra uma boa estrutura hoteleira, além de possuir ótimos restaurantes para atender os milhões de visitantes que passam anualmente pela região. Pelo centrinho, sempre muito limpo e bem cuidado, também há lojas que vendem os mais diferentes produtos (Foto: Banff/Divulgação)

Hoje, a pequena cidade concentra uma boa estrutura hoteleira, além de possuir ótimos restaurantes para atender os milhões de visitantes que passam anualmente pela região. Pelo centrinho, sempre muito limpo e bem cuidado, também há lojas que vendem os mais diferentes produtos
(Foto: Banff/Divulgação)

Sendo um dos destinos de férias preferidos dos canadenses, a cidade de Banff mostra cuidado com todos os detalhes para manter a região sempre bem atraente e preservada. De qualquer ponto do apaixonante município, se avistam as imponentes montanha que cercam a cidade (Foto: Banff/Divulgação)

Sendo um dos destinos de férias preferidos dos canadenses, a cidade de Banff mostra cuidado com todos os detalhes para manter a região sempre bem atraente e preservada. De qualquer ponto do apaixonante município, se avistam as imponentes montanha que cercam a cidade
(Foto: Banff/Divulgação)

A história da região também é capturado por uma série de museus , incluindo o Whyte Museum of the Canadian Rockies (ou Museu Whyte das Montanhas Rochosas Canadenses), Banff Park Museum, Museu Luxton e a Cave and Basin National Historic Site.

Pelas ruas da cidade, há várias esculturas de arte, como o urso Mistahiya (à esquerda), um búfalo (ao centro) e um pássaro (à direita); as obras expressam tanto a história cultural de Banff como o relacionamento da população local com o meio ambiente (Foto: Banff/Divulgação)

Pelas ruas da cidade, há várias esculturas de arte, como o urso Mistahiya (à esquerda), um búfalo (ao centro) e um pássaro (à direita); as obras expressam tanto a história cultural de Banff como o relacionamento da população local com o meio ambiente
(Foto: Banff/Divulgação)

O estonteante Parque Nacional de Banff, declarado patrimônio mundial pela Unesco no ano de 1.984, fica nas encostas orientais das Montanhas Rochosas de Alberta. A mistura de altas montanhas, geleiras e campos de gelo brilhantes a exuberantes prados alpinos e minerais naturais nascentes das águas quentes faz da região uma das áreas de lazer e entretenimento mais interessantes do Canadá.

Encantos naturais: Lake Louise, Sulphur Mountain, Cascade Mountain, Bow River... As atrações no parque nacional são muitas entre rios, lagos, montanhas e paz, muita paz (Foto: Banff/Divulgação)

Encantos naturais: Lake Louise, Sulphur Mountain, Cascade Mountain, Bow River… As atrações no parque nacional são muitas entre rios, lagos, montanhas e paz, muita paz
(Foto: Banff/Divulgação)

Vales, montanhas, geleiras, florestas, prados e rios se harmonizam por ali (Foto: Banff/Divulgação)

Vales, montanhas, geleiras, florestas, prados e rios se harmonizam por ali
(Foto: Banff/Divulgação)

A vista de cima das ricas paisagens é arrebatadora: os turistas podem escolher entre teleférico e bondinho para conhecer as majestosas montanhas bem de perto (Foto: Banff/Divulgação)

A vista de cima das ricas paisagens é arrebatadora: os turistas podem escolher entre teleférico e bondinho para conhecer as majestosas montanhas bem de perto
(Foto: Banff/Divulgação)

Além das belezas naturais e da cidade limpa e organizada, como tudo por ali parece funcionar na mais perfeita ordem, o parque também é muito bem estruturado para receber os turistas. Só para se ter uma noção, para resolver o problema de atropelamentos de animais nas auto-estradas que cruzam o local, a administração do parque investiu em passarelas e passagens subterrâneas para permitir que as espécies nativas possam circular livremente pela área sem riscos.

Ursos pardos e negros, alces, veados, lobos, carneiros selvagens, renas, coiotes, linces e marmotas fazem parte da fauna presente na região (Foto: Banff/Divulgação)

Ursos pardos e negros, alces, veados, lobos, carneiros selvagens, renas, coiotes, linces e marmotas fazem parte da fauna presente na região
(Foto: Banff/Divulgação)

O parque conta com 1.600 quilômetros de trilhas; o difícil é escolher entre caminhar, pedalar, cavalgar, escalar, fotografar, pescar... (Foto: Banff/Divulgação)

O parque conta com 1.600 quilômetros de trilhas; o difícil é escolher entre caminhar, pedalar, cavalgar, escalar, fotografar, pescar…
(Foto: Banff/Divulgação)

Há passeios oferecidos onde o próprio visitante pode remar nas águas tranquilas de alguns lagos; já para quem prefere emoção, há também a opção das descidas de caiaque pelas correntezas dos rios mais agitados (Foto: Banff/Divulgação)

Há passeios oferecidos onde o próprio visitante pode remar nas águas tranquilas de alguns lagos; já para quem prefere emoção, há também a opção das descidas de caiaque pelas correntezas dos rios mais agitados
(Foto: Banff/Divulgação)

É sempre bom levar blusas quando for ao parque, pois em um único dia pode ter uma mistura de sol, neve, vento e chuva. No inverno, o local se transforma em uma grande estação de esqui – e é claro que são oferecidas muitas opções de entretenimento no gelo, afinal, eles sempre pensam em todos os detalhes por ali, lembra?

A temporada de esqui, que vai de novembro a maio, é um dos mais longos na América do Norte. Além do esqui tradicional, pode-se praticar o snowboarding, sempre com vista para as grandes montanhas rochosas (Foto: Banff/Divulgação)

A temporada de esqui, que vai de novembro a maio, é um dos mais longos na América do Norte. Além do esqui tradicional, pode-se praticar o snowboarding, sempre com vista para as grandes montanhas rochosas
(Foto: Banff/Divulgação)

Os visitantes também podem desfrutar de passeios com trenós puxados por cães ou cavalos; outras atividades que são bastante praticadas durante os meses frios são a patinação no gelo e o curling, esporte que é paixão no Canadá (Foto: Banff/Divulgação)

Os visitantes também podem desfrutar de passeios com trenós puxados por cães ou cavalos; outras atividades que são bastante praticadas durante os meses frios são a patinação no gelo e o curling, esporte que é paixão no Canadá
(Foto: Banff/Divulgação)

Quanto às opções de hospedagem, a cidade de Banff conta muitos hostels, acolhedoras pousadas, hotéis tradicionais e resorts de luxo. Já o parque oferece camping com boa estrutura para quem quer passar alguns dias desbravando o local.

No detalhe, o centenário Fairmont Banff Springs Hotel (Foto: Banff/Divulgação)

No detalhe, o centenário Fairmont Banff Springs Hotel
(Foto: Banff/Divulgação)

E pensar que tudo começou meio sem querer com os três trabalhadores que resolveram começar a explorar aquilo tudo. Banff é eternamente agradecida a esses bravos homens.

* para mais informações sobre esse destino, acesse: Banff / Banff National ParkBanff Lake Louise