Conservatória (RJ) apresenta: Serestas, serenatas e muito romantismo no ar
“Meu coração, não sei por que… Bate feliz quando te vê… E os meus olhos ficam sorrindo… E pelas ruas vão te seguindo…“. Quem é que não conhece Carinhoso, essa música mais que romântica originalmente composta por Pixinguinha e, mais tarde, com letra de João de Barro e imortalizada na voz de Orlando Silva? Pois na tranquilinho e charmosinho distrito de Conservatória, pertencente à cidade de Valença, no Rio de Janeiro, Carinhoso e tantos outros clássicos brasileiros são executados todos os finais de semana da maneira mais fiel possível: com os violeiros que percorrem as ruas tocando, cantando e encantando os moradores e visitantes no lugar que hoje é conhecido como A Cidade das Serestas.
Recitais de poemas, cantigas de amor e cantorias variadas para alegrar os corações são os ingredientes usados pelos cerca de 4.200 habitantes do distrito encravado no Vale do Paraíba Fluminense e que recebe milhares de turistas todos os anos. Só para se ter uma ideia, muitas casas por ali, em vez de receberem números nas fachadas, são identificadas pelos nomes das músicas favoritas dos proprietários. Festa tem o ano todo: Café, Cachaça e Chorinho, Noite da Bossa Nova, Dia do Seresteiro, Noite do Chorinho, Festival de Poesia e Encontro dos Sanfoneiros são só algumas das festividades que acontecem no distrito durante os doze meses do ano.
VEJA TAMBÉM: Conheça Conservatória (RJ) em 12 passeios deliciosos
* para mais informações sobre esse destino, acesse: Conservatória Cidade da Seresta / Conservatória / Conservatória / Seresteiros
** para conhecer alguns hotéis e pousadas na região, acesse: Chácara do Mago / Pousada Arara