Serra de Guaramiranga: o Ceará do frio, do jazz e do chocolate quente
Se só de ouvir a palavra Ceará, você já pensa em sol, mar, praias lotadas (ou desertas), grandes festas populares… Esqueça tudo isso. Pelo menos na charmosa Serra de Guaramiranga, a pegada é outra. Só para se ter uma noção, os principais cartões-postais do município são as cachoeiras da Veada, do Urubu e do São Paulo, além do Parque das Trilhas, do Mirante da Linha da Serra e do Pico Alto, que proporciona uma vista estonteante da paisagem presente por ali.
Distante a pouco mais de 100 quilômetros da agitada capital Fortaleza, o município de Guaramiranga – também conhecida como “Cidade das Flores” ou “Suíça Cearense” – tem um clima completamente diferente de boa parte do estado, já que se aproveita do fato de estar em uma região serrana para expôr todo seu charme com temperaturas que podem chegar até perto dos 10 graus Celsius no inverno.
Outro ponto bastante visitado na cidade que já se tornou um dos principais polos culturais do Nordeste é o simpático Teatro Municipal Rachel de Queiroz. É lá que várias atrações nacionais e internacionais se apresentam anualmente no já tradicional Festival Jazz & Blues, que faz a população triplicar na região, já que cerca de 15 mil pessoas passam por Guaramiranga durante os dias de espetáculo. O evento, criado no ano de 2.000, é uma alternativa interessante para quem quer fugir do roteiro folia-trio elétrico-praia, já que acontece sempre durante o carnaval. Uma semana antes, os bares e restaurantes da cidade já começam a se preparar para o festival com programação que inclui um festival de literatura e gastronomia chamado de Festival Saberes e Sabores.
Enquanto espera chegar a noite para conferir os shows, sejam os gratuitos ou os pagos, o público ainda tem a oportunidade de aproveitar os dias do maior feriado brasileiro para conhecer os parques e cachoeiras da região, além de passear pelo centrinho da cidade, comprar presentes e souvenirs na feirinha de artesanato e poder degustar uma bela massa e apreciar um bom vinho ou, quem sabe, um chocolate quente ou ainda um delicioso café, afinal, o clima frio convida todos para relaxar, curtir e se esbaldar na gastronomia regional e internacional, sempre em ritmo jazzístico. Tudo isso no ensolarado – e badalado – Nordeste brasileiro.
* para mais informações sobre esse destino, acesse: Portal Guaramiranga / Guia Guaramiranga / Festival Jazz & Blues