Zooparque de Itatiba: O paraíso das aves (e dos mamíferos, répteis, anfíbios…)
Quem vai ao zoológico de Itatiba, a cerca de 90 quilômetros da capital paulista (na Rodovia Dom Pedro, km 95,5), esperando ver um zoo modesto como muitos outros espalhados pelo país, se espanta (no melhor sentido da palavra). O Zooparque definitivamente não é um zoo comum. Ao contrário: tem estrutura de zoológico de primeiro mundo. Tudo é surpreendente para os adultos – e para as crianças, claro.
O parque, de propriedade particular, foi criado em 1.994 com o objetivo de oferecer uma proposta educativa aos visitantes, já que busca tanto a conservação e o resgate de várias espécies de animais (maltratados em circo ou seriamente debilitados na natureza, por exemplo) quanto levar informações de cada bicho que desfila naquela naquela imensa fazenda de 100 alqueires com uma área de Mata Atlântica totalmente preservada. O local sobrevive da venda de ingressos, da cobrança de estacionamento, além da área comercial que reúne lanchonete, restaurante e uma lojinha de souvenirs.
Ao todo, são cerca de 1.200 animais espalhados pelo zoológico. A começar pelas mais de 120 espécies de aves, que estão distribuídas em dezenas de viveiros e, em alguns deles, elas encontram bastante um espaço até que razoável para fazer o que mais sabem: voar. A impressão que dá em certos espaços é que nós é que estamos engaiolados ali.
Dentro do possível, o parque tenta – e consegue – cumprir bem a proposta de educar os que por ali passam.
Durante os dias da semana, o local também oferece visitas monitoradas e cursos de educação ambiental para escolas.
Além das centenas de aves, os pequenos e grandes mamíferos também têm vez no parque.
Animais das Américas, da Ásia, da África… bichos do mundo todo disputam a atenção de quem visita o complexo. A Savana Africana, por exemplo, é reproduzida para que os animais não encontrem tanta dificuldade de adaptação. E também porque fica mais interessante para os visitantes, não é mesmo?
Aos finais de semana, monitores espalhados pelo local contribuem ainda mais com dados e informações sobre as espécies que habitam o Zooparque.
Há também horários pré-determinados (na entrada do parque, geralmente há uma lousa com esses horários assinalados) onde os visitantes podem se programar para ver os cuidadores alimentando os animais.
Outra estratégia bacana adotada pelos administradores do complexo é que, se de repente você se encantar com algum animalzinho por ali, há a opção de adotar um deles, por meio de contribuições para ajudar a mantê-lo no local. Para visitá-lo enquanto ele for um animal adotado por você, não há cobrança de ingresso.
Entre ambientes de mata fechada, de savana, de cerrado… O passeio continua. Os bem traçados e sinalizados três quilômetros de extensão da trilha parecem ser maiores do que são, visto que são muitas atrações (e informações) que surgem a cada poucos metros de caminhada.
Se você prefere estender o passeio para um final de semana completo, há várias opções de hospedagem na cidade de Itatiba, desde pousadas econômicas até estrelados hotéis e resorts (veja abaixo).
Já a maternidade é o espaço onde os filhotinhos fofinhos são cuidados até crescerem… Por lá, têm cobras, macacos e outras espécies.
O local também conta com um núcleo de reprodução para primatas.
O parque funciona todos os dias, das 9h às 17h, e tanto o ingresso e o estacionamento como as demais atrações do local podem ser pagas com cartões de débito e crédito. Crianças menores que três anos não pagam para entrar.
* para mais informações sobre a atração, acesse: Zooparque
** para conhecer algumas opções de hospedagem na cidade de Itatiba, acesse: Hotel Fazenda Dona Carolina / Villa D’Angelo Resort Hotel / Orion Hotel / Sete Voltas Spa Resort / Hotel Fazenda Nosso Sonho / Lazúli Hotel / Itatiba Colonial Hotel