Made in Paraguay - Um dia de compras em Pedro Juan Caballero

Made in Paraguay – Um dia de compras em Pedro Juan Caballero

O Paraguai? É ali, atravessando a rua“. E não é que era mesmo? As cidades irmãs de Ponta Porã (no Brasil) e Pedro Juan Caballero (no Paraguai) são divididas apenas por uma avenida onde passam carros, ônibus, pedestres e onde você não sabe bem ao certo se ainda está em terras brazucas ou se já adentrou o território da musa da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, Larissa Riquelme (desculpe, sei que há muitos artistas ilustres por lá, mas não consegui não lembrar da modelo paraguaia ficando famosa no mundo todo por causa daquele vistoso “celular“). De Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, pode-se chegar de carro à divisa entre os dois países em cerca de quatro horas e meia. De ônibus, esse tempo já aumenta para perto de seis horas de viagem (chegando lá, não faltam táxis para atender os turistas). Já se sair de Bonito, deverá levar (de carro) pouco mais que três horas.

Na divisa entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, não há pontes (como a Ponte da Amizade, que faz a outra divisa de Brasil e Paraguai no sul do país) nem rios (como o Rio Paraná, que atravessa Foz do Iguaçu e Ciudad del Este); apenas uma rua separa as duas cidades (Foto: licença Wikimedia Commons)

Na divisa entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, não há pontes (como a Ponte da Amizade, que faz a outra divisa de Brasil e Paraguai no sul do país) nem rios (como o Rio Paraná, que atravessa Foz do Iguaçu e Ciudad del Este); apenas uma rua separa as duas cidades
(Foto: licença Wikimedia Commons)

Infelizmente, Pedro Juan Caballero, que é a capital do departamento de Amambay, é um bem conhecida por ser um dos municípios mais violentos do Paraguai. Por lá, os números da brutalidade, consequência da disputa local pelo tráfico de drogas, assustam. Mas isso se restringe mais às periferias, ou seja, turista e sacoleira (como todo o respeito da palavra) não vê. Para quem vai às compras, o clima na cidade é outro. Aparentemente, é um lugar tranquilo durante os dias da semana e que não tem muitos atrativos naturais a oferecer aos visitantes.

Em compensação, quando o assunto é compras, aí o papo muda (completamente). A cidade costuma lotar nos finais de semana e feriados com os mais de 300 ônibus de excursões que muitas vezes chegam quase que juntos à região. Muitos comerciantes paraguaios (para não dizer a maioria) atendem em português mesmo e se esforçam para não perder negócio, dependendo da loja ou do produto.

A pacata Avenida Teniente Herrero é uma das principais da cidade. Quando chegam os turistas e compradores, a cidade se transforma (Foto: licença Wikimedia Commons)

A pacata Avenida Teniente Herrero é uma das principais da cidade. Quando chegam os turistas e compradores, a cidade se transforma
(Foto: licença Wikimedia Commons)

Se tem um lugar que é parada obrigatória aos consumidores de plantão ávidos por um bom preço (ou por milhares deles) é o Shopping China. O estabelecimento tem uma estrutura enorme, com um estacionamento para mais de 2.800 veículos, além de um hipermercado, um auto centro, posto de gasolina, salão de beleza, praça de alimentação e, claro, centenas de lojas à espera de muitos dólares, reais, guaranis e cartões. Sabe aquela velha dica de garimpar pra escolher os melhores preços? Lá é bem assim: a variedade de produtos é enorme, mas tem que estar atento ao limite de compras por pessoa, que é de US$ 300 (dólares, ok?), já que na volta você corre o risco de ser parado na rodovia pela Polícia Rodoviária. Daí a importância também de ter nota de tudo o que foi comprado.

O imponente (e atraente) Shopping China tem unidades no Paraguai, na Bolívia e no Uruguai, com mais de 150 mil produtos importados à venda; as principais redes de fast food também estão por lá para a hora das refeições (Foto: Shopping China/Divulgação)

O imponente (e atraente) Shopping China tem unidades no Paraguai, na Bolívia e no Uruguai, com mais de 150 mil produtos importados à venda; as principais redes de fast food também estão por lá para a hora das refeições
(Foto: Shopping China/Divulgação)

Além da mega estrutura do shopping mais procurado na cidade, em Pedro Juan Caballero tem ainda muitas outras opções de compras e pechinchas. O próprio centro do município oferece diversas lojas que vendem desde relógios, perfumes até eletrônicos e produtos de informática. Só tenha muito cuidado com os produtos falsificados, pois em algumas lojinhas eles também estão à venda e aparentemente são idênticos aos originais. Se sua estadia pela região for se estender por alguns dias e não no esquema bate-volta, vale ainda conhecer o Studio Center, o Mundo PC, o Shopping Seiko, o Shopping West Garden, além da Ansa – que vende produtos e serviços para carros, motos e caminhões – e também das boas lojas de tecidos espalhadas pelas ruas mais movimentadas da cidade.

Então, já sabe: quando for à divisa Brasil-Paraguai pelo Mato Grosso do Sul, se programe para comprar o que você está querendo já há algum tempo, se prepare para bater pernas pelos atraentes shoppings e lojas locais e… boas ofertas!

Perfumes, cosméticos, games, eletrônicos, utilidades domésticas, roupas, bolsas, sapatos... Os preços são bem atraentes e não há postos de migração pelas redondezas (Foto: licença Wikimedia Commons)

Perfumes, cosméticos, games, eletrônicos, utilidades domésticas, roupas, bolsas, sapatos… Os preços são bem atraentes e não há postos de migração pelas redondezas
(Foto: licença Wikimedia Commons)

* para mais informações sobre compras em Pedro Juan Caballero, acesse: Compras em Pedro Juan Caballero / Shopping China

** para comprar passagens de ônibus saindo de Campo Grande para Ponta Porã, acesse: Expresso Queiroz

*** se preferir ficar hospedado(a) em Ponta Porã, há algumas opções de hotéis na cidade, dentre eles o: Hotel Barcelona