Relaxar, folgar, descansar, sossegar, se renovar = Praia dos Carneiros

Relaxar, folgar, descansar, sossegar, se renovar = Praia dos Carneiros

Já se foi o tempo em que a Praia dos Carneiros era considerada uma das mais bonitas do Brasil. Sim, essa fase foi superada, pois (desculpa aí!) esse encanto pernambucano agora está entre as 15 melhores praias do mundo, de acordo com os votos de milhões de usuários do site de viagens TripAdvisor em eleição anual que a empresa promove. Isso para não falar das tão cobiçadas quatro estrelas que ela recebeu do Guia Quatro Rodas.

Com esse visual desconcertante, a Praia dos Carneiros é passeio obrigatório para quem está de passagem pelas cidades turísticas do litoral pernambucano. A bem organizada estrutura receptiva ajuda a manter o ar selvagem e quase intocado. Há também muitas opções interessantes de hospedagem na região (Foto: licença Wikimedia Commons)

Com esse visual desconcertante, a Praia dos Carneiros é passeio obrigatório para quem está de passagem pelas cidades turísticas do litoral pernambucano. A bem organizada estrutura receptiva ajuda a manter o ar selvagem e quase intocado. Há também muitas opções interessantes de hospedagem na região
(Foto: licença Wikimedia Commons)

A praia de águas calmas, que fica na cidade de Tamandaré, está localizada aproximadamente a 100 quilômetros ao sul de Recife e a 70 quilômetros de Porto de Galinhas. Esse passeio – seja você indo de carro ou de táxi ou ainda por alguma empresa de receptivo turístico – é altamente recomendável para todos que gostam de apreciar uma bela paisagem à beira-mar enquanto se delicia com uma porçãozinha de camarão ou pelos pratos à base de peixe preparados na hora pelos restaurantes locais ou enquanto mergulha na água azul esverdeada estonteante que a Praia dos Carneiros ostenta com orgulho. E quem não ama isso tudo?

A charmosa igrejinha de São Benedito - do século 18 - é um dos cartões-postais da praia que mescla o rústico das belezas históricas e naturais com o luxo dos confortáveis hotéis e resorts da região (Foto: Eduardo Oliveira)

A charmosa igrejinha de São Benedito – do século 18 – é um dos cartões-postais da praia que mescla o rústico das belezas históricas e naturais com o luxo dos confortáveis hotéis e resorts da região
(Foto: Eduardo Oliveira)

O encontro dos rios Ariquindá e Formoso com o mar do Oceano Atlântico faz parte do cenário natural encantador da Praia dos Carneiros. A areia branquíssima e os sossegados coqueirais interagem com as personagens principais desse conto de fadas nordestino: as piscinas naturais formadas pelos arrecifes. Ali, naqueles ofurôs da natureza, dá para ficar horas (com muito protetor solar, diga-se) se refrescando nas águas morninhas e revigorantes ao mesmo tempo em que peixinhos coloridos e ligeiros passam acariciando suas pernas enquanto seguem seus percursos. Lembre-se de aproveitar a maré baixa pela manhã, pois à tarde ela sobe demais e as piscinas naturais são totalmente abocanhadas pelo mar pernambucano.

Eu e a Rose fizemos um passeio bem bacana por lá: pelo Rio Ariquindá, fomos de catamarã até os manguezais da Praia de Guadalupe (já no município vizinho de Sirinhaém) onde  paramos para um melado banho de argila que, segundo dizem os locais, é rejuvenescedor. Além dessa aventura, os barqueiros que ficam na Praia dos Carneiros também vendem passeios de catamarã rumo à Ilha de Santo Aleixo e à Ilha do Coqueiro Solitário (Foto: Eduardo Oliveira)

Eu e a Rose fizemos um passeio bem bacana por lá: pelo Rio Ariquindá, fomos de catamarã até os manguezais da Praia de Guadalupe (já no município vizinho de Sirinhaém) onde paramos para um melado banho de argila que, segundo dizem os locais, é rejuvenescedor.
Além dessa aventura, os barqueiros que ficam na Praia dos Carneiros também vendem passeios de catamarã rumo à Ilha de Santo Aleixo e à Ilha do Coqueiro Solitário
(Foto: Eduardo Oliveira)

No quesito gastronomia, a praia pernambucana também se sai muitíssimo bem. Além dos restaurantes vinculados às pousadas, hotéis e resorts da região, há também os quiosques e estabelecimentos pé na areia. Um dos mais famosos é o Bora Bora, bar-restaurante bastante agitado e movimentado que tem estrutura para atender até 300 pessoas e é uma boa opção para quem está com os filhos pequenos, pois tem um espaço para as crianças brincarem. É lá que os turistas vindos de excursões costumam parar para aquele almojanta. No cardápio, uma grande variedade de peixes e frutos do mar. Os pratos são bem servidos e a cerveja geladinha pode ser um ótimo acompanhamento.

No Bora Bora, há muitas redes e espreguiçadeiras para os clientes relaxarem (ainda mais!) após as refeições (Foto: Bora Bora/Divulgação)

No Bora Bora, há muitas redes e espreguiçadeiras para os clientes relaxarem (ainda mais!) após as refeições
(Foto: Bora Bora/Divulgação)

Já o Beijupirá oferece uma proposta mais requintada à bucólica Praia dos Carneiros. O restaurante aposta na criatividade ao mesclar as iguarias da cozinha regional – com pratos que levam ingredientes como banana, caju e coco – com a internacional, com combinações ousadas (e deliciosas!) nos pratos servidos na casa. Destaque para o beijucastanha, um combinado de filé de peixe grelhado com manteiga de castanha de caju, batata flambada e arroz de espinafre, e a lagostanga que, como o próprio nome sugere, é preparada com a calda da lagosta frita na manteiga, fatias de manga grelhada e arroz de aipo.

Além da unidade na Praia dos Carneiros, o grupo que administra o Beijupirá tem restaurantes da mesma grife em Salvador, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha (Foto: Beijupirá/Divulgação)

Além da unidade na Praia dos Carneiros, o grupo que administra o Beijupirá tem restaurantes da mesma grife em Salvador, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha
(Foto: Beijupirá/Divulgação)

Se você ainda está pensando se valeria a pena se hospedar por lá por alguns dias, a resposta é: Sim! Sim! E sim. Pois só estando dia e noite na Praia dos Carneiros para ter a oportunidade de presenciar o nascer (lá pelas cinco e pouco da manhã) e o pôr do sol com toda aquela poesia subliminar que esses espetáculos trazem. Além disso, há excelentes opções de hospedagem, ótimos restaurantes, muitos passeios pelos rios, pelo mar, pela areia e pelas ilhas da região e a chance única de conhecer uma praia que está entre as mais belas do mundo em seus cinco longos e ricos quilômetros de extensão. Um paraíso que nunca sai da memória.

Acordar cedinho com aquela brisa hipnótica do mar de águas cristalinas e capotar à noite naquele silêncio terapêutico da paisagem que descansa na escuridão desse paraíso cravado no litoral pernambucano. No outro dia, tem mais... (Foto: Wikimedia Commons)

Acordar cedinho com aquela brisa hipnótica do mar de águas cristalinas e capotar à noite naquele silêncio terapêutico da paisagem que descansa na escuridão desse paraíso cravado no litoral pernambucano. No outro dia, tem mais…
(Foto: Wikimedia Commons)

* para chegar lá de carro saindo da capital pernambucana, é só seguir em direção à Cabo de Santo Agostinho, pela BR-101, ou seguir sentido Barra de Jangada, via ponte da Praia do Paiva e de lá seguir pela PE-60 rumo às praias do litoral sul do estado. Já para quem vai de Porto de Galinhas (e aí o pessoal que vai de Recife também continua seguindo esse roteiro), é só ir em direção à Sirinhaém e, depois, Rio Formoso. Aí, você escolhe: pode continuar por esse caminho e pegar a PE- 072  (região de Amarají) ou ir por dentro da cidade de Tamandaré. Já para quem não está com carro, tanto na capital de Pernambuco quanto na cidade onde as galinhas são homenageadas em estátuas, roupas e lembranças, empresas de receptivo turístico oferecem passeios de um dia à Praia dos Carneiros.

** para conhecer algumas opções de hospedagem na região, acesse: Pontal dos Carneiros / Bangalôs do Gameleiro / Pousada Praia dos Carneiros / Sítio da Prainha / Baia Branca Beach Resort

*** para obter mais informações sobre o destino, acesse: Tamandaré Online