Turismo solidário: em Nairóbi, no Quênia, visite animais órfãos reabilitados
Uma vida dedicada a salvar elefantes e rinocerontes órfãos e vítimas da ação do homem. Essa é a vida da cuidadora Daphne Sheldrick, que desde criança sentia afinidade com os animais e sempre buscou ajudá-los da forma que podia. Pois a gestora da Fundação David Sheldrick Wildlife Trust Elephant, localizada próxima à Nairóbi, capital do Quênia, criou a organização não governamental justamente para colocar sua paixão em prática: proteger e conservar a vida selvagem no país africano.
Vítimas da caça furtiva devido ao marfim, os elefantes viram a sua área de distribuição se modificarem e reduzirem nas últimas décadas. Para que os animais não sejam extintos, a fundação sem fins lucrativos atua no resgate e na criação dos elefantes e rinocerontes órfãos para que eles possam se desenvolver e retornar à vida selvagem.
Hoje, a fundação de Nairóbi é considerada como uma das principais instituições de resgate e reabilitação de elefantes órfãos do mundo. A organização também gerencia equipes anti-caça , unidades veterinárias móveis e programas de alcance comunitário na região.
O parque é aberto aos turistas durante uma hora por dia para visitação, sempre no horário entre 11 da manhã e meio-dia. Os visitantes podem ver os filhotes sendo alimentados pelos cuidadores, tomando banho de água e lama e, dependendo da sorte, também podem acariciar os elefantinhos órfãos. Os tratadores apresentam um a um os filhotes ao público e a sessão de fotos é liberada durante toda a permanência por lá.
A fundação fica próxima ao subúrbio de Karen, a 45 minutos de Nairóbi (de carro). Outras atrações para os turistas nas proximidades do parque incluem o Museu Karen Blixen, o Centro de Girafa e um tour de compras em Marula Studios.
* para mais informações sobre esse passeio, acesse: Fundação David Sheldrick Wildlife Trust Elephant
** para ajudar virtualmente a instituição (com adoção ou compra de produtos), acesse: Elephant Diaries / Gift Shop